Notícias


Ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do TSE até final de abril

Ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do TSE até final de abril

01/04/2012 Autor: Assessoria de Imprensa

A ministra e associada do IAMG, Cármen Lúcia Antunes Rocha, tomará posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o final deste mês. Ela assume o cargo no biênio 2012/2014 e já inicia a gestão com o desafio de conduzir o processo eleitoral no Brasil, neste ano em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios. E se, normalmente, em ano de eleição o trabalho realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral costuma ser dobrado, com a aplicação da Lei da Ficha Limpa as demandas devem ser ainda maiores.

Cármen Lúcia será a primeira mulher a presidir o TSE, em 67 anos de história da Corte. Eleita pelo plenário durante a sessão administrativa do dia 6 de março, ela agradeceu a confiança dos colegas e se comprometeu em cumprir o cargo com “honestidade e absoluta dedicação” dando sequência ao trabalho de todos os presidentes anteriores com o compromisso de bem servir a República e os cidadãos brasileiros. O ministro Marco Aurélio foi eleito para exercer a vice-presidência.

Conhecida por sua eloquência e pela firmeza em suas decisões, a ministra formou-se na Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1977. Concluiu o mestrado em Direito Constitucional na Universidade Federal de Minas Gerais em 1982. Foi advogada, procuradora do Estado de Minas Gerais e professora da mesma instituição onde fez a graduação. Tomou posse no Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2006, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente integra o plenário do TSE desde novembro de 2011.


Rua Grão Pará, 737 conj. 301, Santa Efigênia - Belo Horizonte, MG. CEP: 30150-340 - Telefax (31) 3241-1226

Obra criada por Arte&Moderna
Quero receber a newsletter do IAMG